Compartilhe

Dor nas costas

Dor nas costas. Quem nunca teve? É um tormento e, as vezes, nem o remédio dá jeito. Como combater uma dor tão comum entre os brasileiros? Como prevenir? É o que você vai ver neste texto muito interessante.

A cada dia mais e mais pessoas se queixam nos Consultórios médicos, de dor nas costas. E se você pensa que só os mais velhos sentem dor nas costas, está redondamente enganado.

Cada vez mais as pessoas jovens têm se queixado de dor nas costas, isso inclui crianças e adolescentes.


Mas, antes de entendermos o que pode causar a dor nas costas, vamos ver um pouco da anatomia da coluna vertebral.

A coluna vertebral é uma região do nosso corpo composta por diversos ossos chamados de vértebras, que são divididas em em quatro regiões:

A cervical fica na área do pescoço e possui sete vértebras; a torácica fica na área do tronco e possui doze vértebras; a lombar que fica na região da cintura e possui cinco vértebras; a sacro que fica na região do quadril e possui cinco vértebras e, por fim, o coccix.

O coccix fica no final da coluna e tem de quatro a cinco vértebras. É muito importante, pois além de ser a base da coluna ele se articula com a bacia.

Leia Também:

O desconforto ou dor, pode ocorrer em vários pontos da coluna ou das costas, variando de leve a incapacitante. E, pode ser um problema muscular ou articular.

A distensão muscular nas costas, por exemplo pode causar: dor, espasmos e cãibras. O excesso de gordura corporal também pode contribuir para a dor nas costas.

Doenças como a osteoporose e a escoliose, além das dores nas costas, podem causar também: cintura desigual, inclinação lateral e, no caso da osteoporose, pode ocorrer perda de altura e fratura óssea.

Pneumonia, pedra nos rins e até problemas cardíacos também podem causar dores intensas nas costas. Por isso, é muito importante procurar um médico ao sentir essas dores.

Uma das dores nas costas mais comuns é a lombociatalgia ou “dor no ciático”, como é popularmente conhecida.

A dor é causada pela compreensão de um nervo na região lombar e, ocorre, muitas vezes, por causa de uma hérnia discal. A dor começa nas costas e irradia para a parte da frente das coxas podendo chegar até os pés.

Nossos hábitos influenciam muito nestes tipos de dores. Digitar ao celular, com a cabeça baixa por exemplo, pode causar dores na região cervical; sobrepeso, passar várias horas sentado ou várias horas em pé pode nos trazer dores na região lombar.

Portanto, pratique atividades físicas, cuidado com a postura, o modo de se sentar, não pegue muito peso e sempre procure um médico quando surgir essas dores.
.
.
.
.
.
.
.
Fonte: Tua Saúde, ITC Vertebral, Hernia de Disco, Minha Vida.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

Como Calcular o Porte e a UCO de um Procedimento da CBHPM?

Desvendando os Detalhes da Cobrança de Honorários Médicos.

Me siga no Twitter!