Recepção Hospitalar

O que é Recepção Hospitalar?

A Recepção Hospitalar ou Recepção Médico Hospitalar é um setor que faz parte da área administrativa de um Estabelecimento de Atenção a Saúde e o passo inicial de diversos processos administrativos da instituição.

É na Recepção que são coletados os dados dos pacientes que chegam na unidade hospitalar para atendimento.

O setor também é responsável pelo encaminhamento dos pacientes ao consultório médico, sala de exames, sessão de terapia.

Em muitas instituições de saúde, é o profissional da Recepção o responsável pela marcação de consultas, exames, terapias e procedimentos; contato com a operadora de saúde para solicitação de autorização ou validação do atendimento.

É um profissional muito importante para a instituição de saúde pois, faz parte de um setor estratégico.

Qual o Perfil do Profissional?

Para exercer a profissão, é necessário possuir Curso de Recepção Hospitalar e ensino médio completo. Algumas empresas podem exigir outros cursos e aptidões como informática e pacote office.

O profissional recepcionista é o cartão de apresentação da instituição e cumpre um papel estratégico dentro da empresa. É ele que vai atender as ligações, receber os pacientes e lidar diretamente com técnicos, terapeutas e médicos.


Por lidar, muitas das vezes, com informações e dados importantes e sigilosos de pacientes e médicos, é necessário que tenha responsabilidade, discrição, atenção, deve ser imparcial, inspirar confiança, saber trabalhar com sigilo e ética profissional.


Por trabalhar em um setor muito agitado e na maioria das vezes lotado, com muitas informações chegando e saindo ao mesmo tempo, deve ter dinamismo, iniciativa, criatividade, calma e, acima de tudo, organização; saber trabalhar sob pressão e com prazos e metas fixadas.


Sendo um setor de atendimento ao público, o profissional precisa ter educação e simpatia, precisa saber se comunicar muito bem, ter empatia e manter uma postura profissional.


Precisa ter aptidão para trabalhar com normas, regras e a confecção de relatórios.


O profissional pode atuar em todas as instituições de saúde: clinicas, hospitais, consultórios, laboratórios. Tanto privados como públicos.


É importante saber trabalhar muito bem em equipe, principalmente em grandes estruturas hospitalares.


O salário varia muito pelo Brasil mas, a média nacional gira em torno de R$ 1200,00.


Como é um setor de constante atualização e evolução, é importante um profissional que esteja sempre disposto a participar periodicamente de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento profissional.

Para você estudar Gratuitamente!

O Pré Faturamento no Combate às Glosas.

Check List da Qualidade na Recepção.

Recepção + Pré Faturamento.

Introdução ao Faturamento.

Check-list para o Ambiente da Recepção.

A recepção da instituição de saúde é o elo de ligação entre o paciente e os profissionais assistenciais; é o cartão de visitas.


Existe um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica e é a mais pura verdade.


Se você verificar no Locais do Google Maps das instituições de saúde, a maioria dos comentários tem relação com o ambiente da recepção, o atendimento e o humor dos funcionários.


As vezes, são hábitos simples que podemos adotar em nossa rotina para melhorar o nosso trabalho e o nível do atendimento que prestamos aos nossos clientes.


Exemplo: se você não encontra um item/objeto na sua mesa de trabalho e isso te irrita profundamente, fazendo com que você trate mal as pessoas ao redor, muito provavelmente você não o encontra poque a sua mesa de trabalho não é organizada. Portanto, a culpa de você tratar mal as pessoas ao seu redor, é sua.


É claro que fator humano é muito importante nesse caso mas, a organização é o primeiro passo e o mais importante.

3 Passos para um ambiente mais organizado.

Agora, eu vou te ensinar 3 passos importantíssimos para você prover um ambiente mais saudável, mais organizado e consequentemente mais, acolhedor.

PASSO 1 - POSTO DE TRABALHO ARRUMADO.

O local em que você trabalha precisa estar em perfeita sintonia e arrumação.


A sua mesa precisa estar organizada e limpa, o bloco de anotações e caneta sempre próximos a você e ao telefone, formulários e guias TISS sempre organizados e divididos para uma rápida identificação, o computador sempre ligado e o sistema testado.

Curso de Marketing Pessoal.

Básico Gratuito em Faturamento Hospitalar

PASSO 2 - AMBIENTE ACOLHEDOR PARA O CLIENTE.

Precisamos ter em mente que o paciente não está indo ao médico por quer, ele está indo pois, está com alguma dor, doença. Portanto, o ambiente precisa ser acolhedor.


A sala de espera precisa estar arrumada e limpa, ar-condicionado em uma temperatura adequada, bebidas (café, água, chá) e aperitivos (biscoito, balas, doces) arrumados e frescos, os sanitários limbos e cheirosos, entretenimento (revistas e televisão) sempre a disposição e arrumados, salas e corredores muito bem sinalizados.

PASSO 3 - CONSULTÓRIO EM ORDEM.

Os profissionais assistenciais também precisam ser alvo do profissional da recepção, em especial os médicos.


Médicos, muitas vezes, vem de plantões extensos ou jornadas cansativas.


Verifique se a mesa de trabalho do médico está organizada; se for serviço de hora marcada, separe as ficas dos pacientes marcados e coloque-as na mesa do médico; verifique se o computador dele está funcionando corretamente; quando ele chegar, ofereça-lhe café ou água, ou pergunte se ele precisa de algo mais.


O nosso foco deve ser sempre na qualidade.

Para dar um UP na sua carreira!

A partir de 15/03/2021.

Auxiliar Administrativo - Disponível

Disponível.

Curso de Excel - Disponível.

Em breve, novos materiais e conteúdo para você!