Compartilhe

O Faturamento e o Caráter de Atendimento

A tabela 23 do padrão TISS, determina o caráter de atendimento em: 1 - eletivo; e, 2 Urgência/Emergência. Mas, qual é a importância desta indicação.

Atendimento ao Paciente.

Quando um paciente, beneficiário de operadora de saúde, é atendido em um estabelecimento de saúde, na guia padrão TISS, é necessário indicar se aquele atendimento é eletivo ou de urgência/emergência nas guias de SP/SADT, Solicitação de Internação e Resumo de Internação.


O faturamento e o carater de urgencia e emergencia

Essa indicação de caráter de atendimento, vai nortear a utilização das regras de cobrança das tabelas de valoração dos procedimentos médicos, que preveem acréscimo de 30% nos portes dos procedimentos quando são realizados em caráter de urgência/emergência e se enquadram das especificações abaixo:


- AMB 90 – de 2° a 6° feira das 19h às 07h da manhã do dia seguinte e nos sábados a partir das 12h


- AMB 92 e CIEFAS – de 2° feira a sábado das 22h às 6h do dia seguinte e nos Domingos e feriados em qualquer horário.


- CBHPM – de 2° a 6° feira das 19h às 07h da manhã do dia seguinte, e, em qualquer horário nos sábados, domingos e feriados.


A atenção no preenchimento dos dados na guia TISS, no contrato da operadora, nas regras da tabela e na cobrança são fundamentais para evitar glosas.

A glosa 1703.

Para cobrar o adicional de urgência/emergência de um procedimento realizado, não basta a indicação de caráter de atendimento. É necessário se enquadrar nos dias e horários especificados na tabela que norteia a cobrança.

Outras glosas e negativas.

Além desta, podemos encontrar a glosa 1723 que dispõe sobre a não previsibilidade de adicional de urgência para procedimento clínico; e, a negativa 5031, que aparece no portal de conectividade da operadora de saúde quando, no arquivo xml, é preenchido o código do termo diferente das regras da tabela 23 do padrão TISS.


Espero que eu tenha ajudado e não se esqueça de compartilhar.

#faturamentohospitalar 

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!