Glosa 2513 - Faturamento Hospitalar
Na verdade, quando entramos para trabalhar no faturamento não imaginamos que glosas dão tanta dor de cabeça. Até que elas começam a acontecer.
Quando enviamos uma conta para a operadora de saúde, reunimos vários documentos referentes ao atendimento do paciente: a guia de atendimento, pedido médico, relatório médico, capa de lote e etc...
Contudo, uma glosa que tem se mostrado muito recorrente em nosso cotidiano é a glosa 2513. Eu tenho recebido muitas mensagens a respeito e resolvi escrever um pouco sobre.
Contudo, uma glosa que tem se mostrado muito recorrente em nosso cotidiano é a glosa 2513. Eu tenho recebido muitas mensagens a respeito e resolvi escrever um pouco sobre.
Leia mais:
Geralmente (isso, pelo menos nas maiores operadoras), quando pedimos autorização para tratamento seriado, nós enviamos para o portal de autorização, todas as informações do pedido médico e, na maioria das vezes, também enviamos o pedido médico escaneado.
Isso se faz necessário, porque além de digitar as informações de indicação clínica, enviar o pedido médico escaneado, seja ele em guia TISS ou receituário, para a operadora de saúde, ajuda a diminuir as fraudes.
Após a autorização da realização do procedimento, você receberá uma senha e, é com esta senha que a cobrança deverá ser realizada.
Nas cobranças de tratamento seriado, temos, no mínimo, o trânsito de dois profissionais de saúde. No caso da fisioterapia, por exemplo, temos o médico que realiza a solicitação de tratamento e o fisioterapeuta que realiza o tratamento em si.
Se nós enviamos para a operadora de saúde, o pedido médico assinado e carimbado, o qual é essencial para a liberação da autorização; porque a glosa 2513 acontece?
Leia mais:
No meu leigo olhar, este circuito deveria acontecer como no exemplo a seguir:
1 - o médico indica a fisioterapia como tratamento.
2 - o paciente vai na consulta com o fisioterapeuta, que vai examinar o paciente e construir o tratamento.
3 - o paciente começa o tratamento seriado após a autorização do convênio.
Quando vamos faturar este atendimento, enviamos para a operadora a guia com as assinaturas do paciente e o pedido médico com o qual solicitamos a autorização para o atendimento.
Mas, você se lembra que temos dois profissionais envolvidos neste circuito?
O pedido médico apenas solicita o tratamento, que será realizado por outro profissional; no caso do nosso exemplo, o fisioterapeuta deverá emitir uma justificativa técnica em receituário, carimbado e assinado.
Como eu devo enviar o meu Faturamento?
Simples! Ao enviar o faturamento para a operadora, a documentação precisará ser composta de: pedido médico, guia TISS referente ao atendimento, justificativa técnica do profissional que realizou o procedimento.
Fazendo desta maneira, você pode ter certeza que a glosa 2513 vai desaparecer do seu faturamento.
.
.
.
.
Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe este post com seus amigos Faturistas!
.
Bom dia !
ResponderExcluirMesmo fazendo tudo conforme relatou acima, onde trabalho continuo com a glosa 2513, segundo o Analista da operadora diz o relatório feito pelo profissional fisioterapeuta não é suficiente, sendo que consta nesse relatório nome ,diagnóstico e tratamento feitos elencando aparelhos utilizados e no caso do RPG todos os exercícios feitos, mesmo assim continuo sendo glosada. Poderiam me ajudar!!!
Olá, Neste Caso é necessário marcar uma reunião com a operadora de saúde para estreitar os laços. É necessário saber deles que tipo de documentação deve ser enviada para eles pararem de glosar.
ExcluirObrigada! Conseguimos uma reunião tipo conferência para alinha as informações e entender a forma correta de faturar.
ExcluirPoderia da exemplo de como ficou essas informações , aqui na clinica está acontecendo com a Amil.
Excluir