Compartilhe

Diária Hospitalar: o que é e como calcular?

Diária Hospitalar o que é e como calcular
Uma diária hospitalar é a cobrança pelo uso de um leito em um hospital por um período de até 24 horas. A tarifa da diária varia de acordo com o tipo de quarto (enfermaria, apartamento ou UTI), e o tipo de contrato que foi firmado entre o Hospital e a Operadora de Saúde (diária aberta, diária global, diária semi global).

Entendendo a Diária Hospitalar.

Durante a permanencia de internação em uma Unidade Hospitalar o paciente ocupa um leito que pode ser de enfermaria, apartamento, UTI, Hospital-Dia, Psiquiatria e entre outros dependendo da complexidade e do tipo de hospital que estamos falando. Essa ocupação gera custos para a instituição e esses custos são cobertos pela cobrança de uma diária por essa ocupação.

Basicamente, para fins de Faturamento Hospitalar, a contagem das diárias se inicia no momento da internação do Paciente e são indivisiveis. Nesse contexto, contamos a diária da admissão e não contamos a diária da alta do paciente. A Diária da Alta geralmente é contabilizada em casos de óbito, alta administrativa, transferência hospitalar ou quando clinicamente indicado.

Os hospitais delimitam um horário de admissão e de alta. Esse horário consta no contrato com a Operadora de Saúde e é muito importante para delimitar as cobranças de diárias tardias e também das frações de uma diária que podem seracordadas previamente.

Em caso de Internação de Urgência, onde o paciente tem sua admissão em horário fracionado, geralmente a primeira diária é considerada completa. Ou seja, digamos que o horário de admissão e alta de um hospital é 12h (meio-dia) e o paciente dá entrada às 19h através de uma Urgência, neste caso é considerado a primeira diária como cheia.

Quais os Tipos de Diárias Hospitalares que podemos encontrar?

As Diárias podem ser encontradas na Tabela TUSS 18 da TUSS (Terminologia Unificada da Saúde Suplementar), no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Na tabela, podemos conferir o que cada tipo de diária comporta em seu valor e o que não comporta.


As diárias básicas geralmente compreendem:

  • Aposentos com móveis padronizados;

  • Roupa de cama e banho para o para o paciente e acompanhante 
  • Higienizações concorrente e terminal, incluindo materiais de uso na higiene e desinfecção do ambiente;
  • Dieta, do paciente, por via oral, exceto as dietas enterais industrializadas (via: sonda nasogástrica, gastrostomia, jejunostomia, ileostomia ou via oral) e suplementos especiais;
  • Cuidados de enfermagem;
  • Paramentação (máscara, gorro, propé, avental) descartável ou não, utilizada pela equipe multidisciplinar e paciente;
  • Dosador para medicação via oral; copos descartáveis; bolinha de algodão para medicação parenteral e punções venosas; antiséptico (álcool 70%), hastes de algodão para a higiene ocular, ouvido e nariz;
  • Avaliação nutricional da alimentação ao paciente, pela nutricionista;
  • Higiene pessoal do paciente;
  • Serviços e taxas administrativas (registro do paciente, da internação, documentação do prontuário, troca de apartamento, transporte de equipamentos), cuidados pós morte.
  • Luvas de procedimentos e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
  • Atendimento médico por plantonista de intercorrências clínicas à beira do leito (primeiro atendimento).
Leia Também:

As Diárias Basicas não incluem os Honorários Médicos, Exames SADT, Gasoterapia, Hemocomponenetes e Hemoderivados, OPME, Dietas Industrializadas, Remoção e outros itens definidos na Tabela TUSS 18 e no Contrato com a Operadora de Saúde.

Diária Hospital-Dia

A diária de hospital-dia é um tipo de cobrança específica para os casos em que o paciente necessita de cuidados médicos e acompanhamento por um período de tempo inferior a 12 horas, sem a necessidade de internação completa. Essa modalidade oferece uma alternativa mais econômica e eficiente para diversos procedimentos

Diárias Especiais

No faturamento hospitalar, as diárias especiais referem-se a cobranças adicionais que podem ser aplicadas em determinadas situações, além da diária padrão cobrada pela internação. Essas diárias especiais servem para compensar custos específicos relacionados ao cuidado do paciente, que não estão inclusos na diária básica como UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Isolamento, Alta Complexidade, Unidade de Transplantados e outras.

Diária Global

Uma Diária Global é um modelo de pagamento hospitalar que inclui, em um único valor, a maioria dos serviços e custos relacionados à internação do paciente. Isso significa que, além do uso do leito, a diária global cobre equipe médica, equipe de enfermagem, serviços de apoio, materiais, medicamentos, equipamento e outros.

Diária Semi-Global

Uma Diária Global é um modelo de pagamento hospitalar que inclui, em um único valor, a maioria dos serviços e custos relacionados à internação do paciente. Isso significa que, além do uso do leito, a diária global cobre equipe médica, equipe de enfermagem, serviços de apoio, materiais, medicamentos, equipamento e outros.

Como Calcular a Quantidade de Diárias?

As diárias dentro de uma internação são sempre indivisíveis e a primeira inicia-se no momento da internação do paciente. Portanto, começamos a contar a partir da internação e não contamos a alta.

Como exemplo, vamos verificar um paciente que internou em apartamento no dia 4 às 12h e teve alta no dia 7 às 12h. Nesse Caso, para fins de cobrança, contamos os dias 4 - 5 - 6 e cobramos 3 diárias de Internação.

Outro exemplo, vamos verificar um paciente que internou em enfermaria no dia 4 às 12h, dia 7 foi para a UTI, dia 11 voltou para a enfermaria e teve alta dia 14. Nesse caso, para fins de cobrança, contamos os dias 4 - 5 - 6 para diárias de enfermatia, contamos 7 - 8 - 9 - 10 para as diárias de UTI e, somamos as diárias de enfermaria os dias 11 - 12 - 13. Serão então, 6 diárias de enfermaria e 4 diárias de UTI.

Em alguns casos específicos, como: óbito, alta administrativa, tranfência hosptialar, término de administração de medicamentos endovenosos, necessidade de laudo que precise de avaliação médica, alguma instabilidade do paciente; é possível remunerar a diária da alta. 

Contudo é de extrema importância a negociação com a auditoria e a observância do contrato com a Operadora de Saúde.

Em todos os casos, o trabalho do Faturamento Médico Hospitalar sempre precisa está em sintonia com o Trabalho da Auditoria, com o Contrato da Operadora de Saúde e com os aditivos, normas e manuais de boas práticas pois é uma parceria salutar.

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!