Quais os deveres de um Faturista Hospitalar?


Eu recebo muitas mensagens, de amigos Faturistas de todos o Brasil, questionando quais seriam os deveres de um Faturista Hospitalar.
Em suma, a definição é bem simples: analisar os aspectos da conta médica, efetuar cobrança das mesmas aos convênios e SUS e recorrer possíveis glosas; isso pode ser encontrado em diversos sites, blogs e páginas por toda a internet.

Mas. será que é apenas isso? O Faturista apenas analisa - cobra - recorre?

A resposta é: depende!

As atribuições de um Faturista vão depender do tipo de empresa que ele trabalha, do porte da empresa, do grau do cargo que ele ocupa da empresa, do cargo que efetivamente está indicado em sua carteira de trabalho, do acordo com o empregador... Enfim, Vai depender de uma serie de fatores.

Em consultórios e pequenas clínicas, é comum um profissional trabalhar na recepção, fazer o fechamento do faturamento, entregar as faturas, emitir nota fiscal e fazer o recurso de glosas.

Leia também:

Em clínicas de médio e grande porte, é bem provável que o profissional faturista esteja envolvido apenas na rotina de faturamento, ou seja, pré faturamento, faturamento e revisão de glosas.

Pode acontecer, em alguns casos, que nessas estruturas organizacionais medianas o profissional tenha que fazer emissão de notas fiscais, cobrança de valores em aberto e o gerenciamento de contratos com as operadoras de saúde.

Em hospitais, a coisa começa a mudar. Pois, estruturas empresariais maiores, por dispor de mais recursos, tendem a organizar melhor os seus setores com tarefas muito bem definidas.

Nessas estruturas maiores, é comum encontrar o pré faturamento fazendo a analise inicial das contas, o faturamento efetuando a cobrança e envio dos lotes de faturamento, o setor financeiro emitindo as notas ficais para pagamento, o setor de revisão de glosas efetuando os recursos e o setor de contas a receber verificando as notas em aberto.

Outro ponto a se destacar, é o registro em carteira dos profissionais que trabalham no faturamento hospitalar.

Na Classificação Brasileira de Ocupações, existe o título faturista, que pertence a família de auxiliares de contabilidade. O registro em carteira com essa função é raro.

O que eu mais encontro são profissionais com registro de auxiliar ou assistente administrativo trabalhando nos setores de faturamento. Uma prática comum que é utilizada por grandes empresas pois, são cargos com pisos salariais menores.

Resumindo: não existe um manual dizendo exatamente quais são os deveres de um faturista. O que existe é uma definição generalista que será adaptada para atender as demandas de cada instituição. 





Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Faturamento, o fim