Compartilhe

Se Inscreva no Blog aqui e Fique por Dentro de Tudo!

Nome

E-mail *

Mensagem *

30729130 - Fratura de osso do pé - tratamento conservador - Como cobrar?

https://www.portaldofaturamentohospitalar.com/2024/06/30729130-fratura-de-osso-do-pe.html
30729130 - Fratura de osso do pé - tratamento conservador faz parte do capítulo 3 da CBHPM (Classificação Brasileira Hieraquizada de Procedimentos Médicos), capítulo de Procedimentos Cirurgicos Invasivos e hoje, nós vamos aprender como calcular esse procedimento para uma Clínica Ortopédica com contrato em uma Operadora de Saúde com CBHPM 2012, Porte e UCO 2012 Plenos.

Uma Cobrança Completa para o Faturamento.

Um paciente chega na recepção da clínica com muita dor no pé direito e é encaminhado a consulta médica. Na consulta, ao examinar, o médico solicita um raios-x de pé e um de tornozelo e, ao voltar do exame (que foi realizado na própria clínica) o médico onstata a fratura e a necessidade de um Tratamento Conservador.

Foi autorizado junto a Operadora de Saúde o código TUSS 30729130 - Fratura de osso do pé - tratamento conservador e quando a guia SP/SADT de atendimento chegar ao Faturamento será necessário cobrar: A Consulta Médica + Raios-x de pé + Raios-x de Tornozelo + Tratamento Conservador + Materiais e Medicamentos utilizados + Taxa de sala de imobilização.

Como Calcular o Tratamento Conservador?

30729130 - Fratura de osso do pé - tratamento conservador
Na CBHPM 2012, o código 30729130 tem Porte 2A, não tem Custo Operacional e nem Auxiliares. Portanto, devemos verificar no Comunicado Oficial da CBHPM 2012 qual a faixa de valoração correspondente ao Porte 2A.

2A = R$ 51,45 em 2012 que é o valor que vamos cobrar para o procedimento na guia TISS SP/SADT.

Casos nos quais esse valor pode vaiar.

Caso este procedimento seja realizado em carater de Urgência/Emergência e corresponder a um desses requisitos:

  • No período compreendido entre 19h e 7h do dia seguinte;
  • Em qualquer horário aos sábados, domingos e feriados;
  • Ao ato médico iniciado no período normal e concluído no período de urgência/ emergência, aplica-se o acréscimo de 30% quando mais da metade do procedimento for realizado no horário de urgência/emergência. 

O porte sofrerá acréscimo de 30%, caso o contrato com a Operadora de Saúde não contenha alguma cláusula que impessa esse acréscimo.

CURSO COMPLETO DE CBHPM COM CERTIFICADO!

O contrato com a Operadora de Saúde também pode especificar um acréscimo ou desconto de até 20% para mais ou para menos acordado com o Prestador. Esse desconto ou acréscimo pode ser sobre o Porte, sobre a UCO ou sobre ambos seguindo as especificações do Contrato.

Outras Cobranças neste atendimento.

Nesta cobrança, temos outros itens que deverão ser cobrados a Operadora de Saúde como a Consulta Médica que poderá ser cobrada nos códigos 10101012 - Consulta em Consultório ou 10101039 - Consulta em Pronto Socorro e o código a ser utilizado dependerá do que está acordado em contrato. Inclusive o valor da consulta é estipulado em contrato e deverá ser inserido na Guia de Consulta ou na Guia de SP/SADT de acordo com o operacional de autorização e atendimento de cada Operadora de Saúde.

Materiais e medicamento utilizados durante o atendimento deverão ser cobrados na Guia Anexo de Outras Despesas de acordo com o que está estipulado no contrato e poderá ter como referencial a Revista Brasíndice, Revista SIMPRO ou, no caso de clinicas ortopédicas como estamos falando nesse texto, poderá estar estipulado um Pacote de Imobilização que agrupará a cobrança de todos os materiais da Imobilização Ortopédica.

A Taxa de Imobilização Gessada também precisa estar contratulizada para ser possível a cobrança e o contrato precisa descrever o que a taxa cobre e o seu valor a ser cobrado.

Para a cobrança dos Raios-x é necessário levar em consideração o valor do M² do Filme Radiológico Contratado para se somar às cobranças de Porte e UCO e é claro que vamos ver detalhadamente essa cobrança em uma próxima postagem.

Quer aprender mais sobre cobranças de Faturamento? Deixe nos comentários códigos e regras de cobrança que deseja ver aqui.

Leia Também:

Comentários

  1. Excelente texto muito bem explicado. Poderia fazer um explicando calculo de medicamento pelo brasindice?

    ResponderExcluir
  2. Você tem curso de faturamento de tomografia?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Sim, eu ministro treinamentos fechados para empresas. Entre em contato comigo através do meu Instagram e vamos conversar.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Se Inscreva no Blog aqui e Fique por Dentro de Tudo!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

Glosa 1820

Me siga no Twitter!