Compartilhe

Dia do Faturista Hospitalar - 10 de Junho.

Dia 10 de Junho, é comemorado o dia do Faturista Hospitalar, um profissional extremamente importante e necessário para a saúde financeira das instituições de saúde.

O Dia do Faturista Hospitalar.

A comemoração surgiu em 2010 criada pelos colaboradores do hospital de olhos Santa Luzia, em Pernambuco, para homenagear um setor tão importante em um estabelecimento de atenção a saúde contudo, tão menosprezado.

Em 2012, com a criação do Portal do Faturamento Hospitalar ao mercado, a data ganhou visibilidade nacional e adesão total.

Todos os anos, no dia 10 de Junho, os profissionais e instituições de todos o Brasil homenageiam os profissionais do Faturamento Hospitalar com comemorações, fotos e vídeos nas redes sociais.

O que um Faturista Hospitalar faz?

O Faturista Hospitalar ou Faturista Médico Hospitalar, é um profissional de suma importância dentro de uma instituição de saúde. Em suma, a definição é bem simples: analisar os aspectos da conta médica, efetuar cobrança das mesmas aos convênios e SUS e recorrer possíveis glosas. Você pode ler melhor sobre as atribuições de Faturista AQUI.

A verdade é que, mesmo sendo um profissional tão importante dentro de uma instituição de saúde, na maioria das vezes, os Faturistas não têm o reconhecimento e a remuneração adequada e a altura das suas responsabilidades e de seu cargo.

Leia Também:
Curso de Faturamento Hospitalar 100%on-line.
Auxiliares de cirurgia e o percentual de cobrança no Faturamento Hospitalar.
Os modelos de remuneração utilizados pelas operadoras de saúde.
O que é necessário para se credenciar a uma operadora de saúde.

A Instituições de Saúde.

As instituições de saúde têm investido um pouco mais no bem estar de trabalho do profissional faturista. Mas, mesmo que muitas empresas disponibilizem computadores melhores e salas mais bem equipadas, outras muitas tratam os profissionais do Faturamento como a maioria tratava no passado, onde o Faturamento fica localizado naquela salinha modesta no final do corredor.

Devemos pontuar que muitas instituições investem em seus profissionais, enviando os Faturistas para cursos e oficinas periodicamente e incentivando a busca constante de conhecimento.

As Operadoras de Saúde.

O Faturamento segue caminhando para um cenário cada vez mais digital e as operadoras de saúde investem pesado em sistemas que facilitam a autorização, processamento e envio das contas médicas mas, o trabalho continua desgastante.

As inúmeras regras de faturamento que, muitas das vezes não fazem sentido, que algumas operadoras de saúde estipulam, somadas a glosas desnecessárias ajudam a tornar o trabalho do faturista cada vez mais complicado.

Onde o Faturista Hospitalar atua?

O Profissional Faturista Hospitalar pode trabalhar em instituições particulares e SUS, em Hospitais, Clínicas, Laboratórios, Consultórios Médicos, Empresas de Home Care, Operadoras de Saúde, Empresas de Terceirização de Faturamento, pode prestar serviços como Faturista Hospitalar Autônomo.

Para atuar como um Faturista Hospitalar, o profissional precisa ter curso de Faturamento Médico Hospitalar. A maioria das instituições pedem ensino médio completo mas, algumas vão requerer ensino superior completo ou cursando para se candidatar a vaga.

A média salarial do profissional Faturista Hospitalar no Brasil é de R$ 1.670,00 mas, algumas instituições podem pagar até R$ 2.800,00 dependendo das atribuições.

---

Queremos desejar a todos os Faturistas do Brasil um Feliz dia do Faturista.

---

Leia Também:
Curso de Faturamento Hospitalar 100%on-line.
Auxiliares de cirurgia e o percentual de cobrança no Faturamento Hospitalar.
Os modelos de remuneração utilizados pelas operadoras de saúde.
O que é necessário para se credenciar a uma operadora de saúde.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!