Compartilhe

3 (três) passos para melhorar seu faturamento médico.

Quem trabalha no ramo hospitalar sabe dos desafios de gerir contas médicas e os pontos que dificultam o trabalho do gestor.

Faturamento: como aumentar?

O fato é que alguns "pensadores" antigos ainda insistem na ideia que, se o faturamento não chega ou não se mantém num patamar aceitável, a culpa é única e exclusiva do setor de Faturamento. O que não é verdade. 

"O Faturamento é apenas o resultado do trabalho de todo o estabelecimento de saúde." - Abner Bosco Neves.

Se voltarmos ao Ensino Médio (antigo segundo grau), na matéria matemática, tínhamos aqueles cálculos intermináveis com x, y, z, a, b, c e diversas regras para se achar o valor ou produto final de uma letra. O Faturamento é essa letra e o valor dela é a receita hospitalar, que só vai ser correta e aceitável se todas as regras forem cumpridas.

Então, não podemos atribuir toda a culpa de um mal faturamento só ao faturamento. Todos os setores têm sua parcela de responsabilidade na receita hospitalar.

Contudo, nós podemos trabalhar para transformar até os piores cenários em sucesso, e, existem 3 (três) passos fundamentais que podemos dar para melhorar o faturamento de contas médicas.

Leia Também:
Curso de Faturamento Hospitalar 100%on-line.
Auxiliares de cirurgia e o percentual de cobrança no Faturamento Hospitalar.
Os modelos de remuneração utilizados pelas operadoras de saúde.
O que é necessário para se credenciar a uma operadora de saúde.

Passo 1: Processos. 

O seus colaboradores sabem exatamente o que fazer?

Processos são atividades e tarefas ordenadas com o objetivo de se chegar a um resultado final esperado; como uma receita de bolo, a gente sabe que o resultado final é o bolo mas, existe uma ordem correta de se acrescentar os ingredientes para que a massa do bolo fique num ponto específico que faça o bolo ficar uma delicia. 

Pessoas trabalhando em uma mesa com computadores

Os processos administrativos servem para o produto final do trabalho do setor, de certa forma, também ficar uma "delicia".

Qual é o produto final do setor?

Cada setor tem o seu tamanho e o seu objetivo dentro da instituição de saúde mas, o produto final, ou seja, a culminância dos processos internos será sempre a mesma, gerar receita para a instituição. 

Vamos pegar dois exemplos: a enfermagem e a recepção.

A enfermagem tem por objetivo o cuidado ao paciente mas, o produto final dos processos no setor, é gerar receita para o estabelecimento de saúde. Ou seja, as ações executadas impactarão diretamente na receita do estabelecimento. 

Assim como a recepção tem por objetivo de atender os pacientes que chegam ao estabelecimento de saúde mas, o produto final dos processos do setor é gerar receita para o estabelecimento de saúde. Ou seja, as ações executadas impactarão diretamente na receita do estabelecimento. 

Investir na construção de processos bem definidos ajuda a tornar o fluxo das informações de cada setor mais confiável, o que vai impactar diretamente na receita da instituição.

Passo 2: Educação continuada.

Qual foi a última vez que os seus colaboradores participaram de cursos e treinamentos?

Médicos e enfermeiros participam de congressos anualmente pois, a área da saúde está em constante atualização e evolução. E aí eu te pergunto: só a área assistencial se atualiza e evolui?

O Faturamento é feito da mesma forma desde os anos 2000?

A maneira de autorizar procedimentos é realizada da mesma maneira que no ano anterior?

A Resposta é: NÃO!

A Saúde Suplementar está em constante mudança com suas versões dos arquivos xml, mais segurança e exatidão nas autorizações e sistemas cada vez mais modernos.

O Administrativo do estabelecimento de saúde também precisa, periodicamente, participar de treinamentos, palestras, cursos e congressos. 

Passo 3: Tecnologia.

Vai chegar um momento que o faturamento não utilizará mais guias de papel ou se quer cartão físico do beneficiário. Será tudo on-line!

Contudo, pasmem: em pleno 2023 encontro, consultórios sem sequer um computador. 

O mundo está conectado 25 horas por dia, 32 dias no mês, 13 meses por ano... tudo é mais rápido com a internet.

Autorizadores eletrônicos ajudam a diminuir glosas e faturamentos entregues por meio digital são pagos mais rápidos em relações aos manuais.

Você não necessariamente precisa comprar um sistema de gestão e faturamento pois, os sites das operadoras de saúde disponibilizam a digitação de guias no próprio portal.

Contudo, eu aconselho que faça a contratação de um sistema de gestão e faturamento se o seu volume de atendimento compensar o custo da licença.

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!