Compartilhe

Extensão de Credenciamento: Como Ampliar Os Serviços Oferecidos à Operadora de Saúde?

Extensão de Credenciamento: Como Ampliar Os Serviços Oferecidos à Operadora de Saúde?
Se o serviço de saúde no qual você trabalha é credenciado a Planos de Saúde e você precisa ou já precisou ampliar ou diversificar os serviços oferecidos e pedir Extensão de Credenciamento para a Operadora de Saúde, esse texto é para você.

Sim, o percentual de atendimento a beneficiários de planos de saúde em alguns serviços de saúde como consultórios, clínicas, hospitais, laboratórios e outros é bem alto e, pode chegar a quase 80%. Portanto, é tratar esse assunto bem de perto é muito importante.

É super normal querer oferecer novos serviços, tratamentos e tecnologias aos pacientes mas, quando se trata de beneficiários de planos de saúde, existe toda uma burocracia por detrás do processo de habilitação e é isso que nós vamos conversar hoje, aqui.

O que é Credenciamento? 

Primeiro vamos contextualizar o assunto, até por que o credenciamento médico refere-se ao processo pelo qual os profissionais e serviços de saúde são oficialmente reconhecidos e autorizados por planos de saúde para fornecer serviços médicos. Esse processo envolve a avaliação das qualificações, experiência e credenciais do profissional para garantir que ele atenda aos padrões exigidos.

O objetivo principal do credenciamento médico é garantir que os profissionais de saúde atendam a certos padrões de qualidade e segurança. Isso beneficia tanto os profissionais quanto os pacientes, pois ajuda a garantir que os serviços de saúde sejam prestados por indivíduos qualificados e competentes.

Os processos de credenciamento podem variar dependendo do país, região ou da entidade responsável pela avaliação. Geralmente, envolvem a revisão de histórico educacional, experiência profissional, licenças e certificações, bem como a verificação de habilidades clínicas e ética profissional.

Leia Também:

O que é Extensão de Credenciamento?

A extensão de credenciamento pode ser entendida como um processo pelo qual um profissional de saúde ou uma instituição já credenciada em uma determinada Operadora de Plano de Saúde busca expandir sua participação para incluir novas especialidades e/ou serviços em seu contrato inicial e assim, disponibilizar aos beneficiários daquela Operadora de Plano de Saúde.

Por exemplo, um médico que já é credenciado para prestar serviços de consultas gerais pode buscar uma extensão de credenciamento para incluir uma nova especialidade médica, como ortopedia. Da mesma forma, um hospital que já faz parte da rede de uma operadora pode buscar uma extensão para oferecer serviços em uma nova unidade ou especialidade médica.

A Operadora então, elaborará um aditivo contratual contendo os novos serviços e especialidades acordadas em serem incluídas no contrato original de credenciamento. Este aditivo deverá conter os valores acordados e regras adicionais para o atendimento. Após a assinatura deste aditivo por ambas as partes (operadora e prestador) o prestador poderá oferecer os serviços e/ou especialidades aos beneficiários da operadora de saúde em questão.

Como devo solicitar Extensão de Credenciamento?

Existem diversas maneiras de solicitar Extensão de Credenciamento a uma Operadora de Saúde e é claro que vai variar de uma Operadora para outra, cada caso é um caso. Mas, eu vou te contar como eu faço para solicitar quando eu preciso.

Alguns profissionais falam como se fosse algo muito complicado de se fazer mas, eu vou te contar a minha experiência com isso e, nessa experiência vou te entregar esse passo a passo para solicitar a Extensão de Credenciamento.

Quando se é Credenciado a uma Operadora de Saúde, o contrato identifica todos os serviços e especialidades que o Credenciado está habilitado a oferecer aos beneficiários daquela Operadora. Mas, se o credenciado quiser oferecer um novo serviço ou especialidade a esses beneficiários?

Primeiro, eu quero deixar bem claro para você que a Extensão de Credenciamento depende de uma série de fatores que ninguém me contou em nenhum curso e eu tive que aprender na prática e por isso eu consigo ajudar meus alunos, hoje.

Curso de Negociação e Credenciamento Aqui.

Passo 1 - Entrar em contato com a Operadora de Saúde.

Nesse momento, o bom relacionamento é importante pois, você precisa saber como está a questão de credenciamento de especialidade na operadora. Por isso, converse com o Credenciamento ou com seu Analista na Operadora de Saúde para a primeira sondagem.

A grande verdade e é que não adianta nada você enviar a solicitação se a Operadora não estiver propensa fazer a extensão. Após fazer a sondagem, vou te ensinar a fazer a solicitação e o que escrever no e-mail.

Passo 2 - Enviando a Solicitação.

Escreva um e-mail direcionado ao Setor de Credenciamento da Operadora de Saúde apresentando detalhadamente o serviço e/ ou especialidade que deseja incluir no contrato (fazer Extensão).

A Clínica [***] (Credenciado: cod credenciamento) tem, a disposição de seus pacientes, um setor de [fisioterapia especializado em terapia motora e pós cirúrgica com profissionais altamente capacitados e com larga experiência na área; onde é possível, aos pacientes, dar continuidade ao seu tratamento sem ter que procurar outro estabelecimento de saúde. ]

Contudo, é de extrema importância que você deixe bem claro os códigos TUSS que você quer que a Operadora inclua no seu Credenciamento.

Buscando oferecer aos beneficiários da [operadora de saúde] um atendimento melhor e mais completo, solicitamos extensão de credenciamento para os seguintes códigos:


[20103484 - Patologia osteomioarticular em um membro.

20103492 - Patologia osteomioarticular em dois ou mais membros.

20103506 - Patologia osteomioarticular em um segmento da coluna.

20103514 - Patologia osteomioarticular em diferentes segmentos da coluna.


Após o envio do e-mail, se a Operadora de Saúde estiver de acordo em fazer a inclusão no seu Credenciamento,
ela vai solicitar diversos documentos que comprovem a habilitação da instituição e dos profissionais para
realizar procedimentos naquela especialidade e/ou serviços solicitados.

Após a Checagem da documentação, a Operadora de Saúde enviará um aditivo contendo tudo o que foi acordado
para ambas as partes assinarem e aí sim poderem atender as especialidades incluidas.

CLICANDO AQUI você tem acesso a um modelo de Solicitação de Extensão de Credenciamento que eu utilizo e me ajuda muito.

Curso de Negociação e Credenciamento Aqui.

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!