Compartilhe

Perfil do Enfermeiro Auditor e sua importância na Auditoria em Saúde

O Enfermeiro Auditor é um profissional voltado a analisar conformidades e não conformidades, primando sempre pelo aperfeiçoamento de todo o setor saúde.
Para exercer a auditoria, é primordial que o enfermeiro esteja envolvido em todas as fases do cuidado ao paciente, atuando de forma preventiva e, também, corretiva.

É importante ressaltar que este profissional deve se basear em princípios éticos e de equidade, visando a neutralidade e justiça em suas análises e pareceres.

Faturamento Hospitalar
Leia também:

O Enfermeiro Auditor é fundamental para a manutenção da qualidade aos serviços prestados, assim como para a proposição de ferramentas de gestão e melhores práticas da auditoria.

Este profissional pode atuar em todas as instituições de saúde: Clínicas, hospitais, tanto públicos quanto privados, assim como planos e seguradoras de saúde.

Ele vai exercer suas funções onde a gestão necessite de análises criteriosas dos custos, envolvendo todos os setores e representantes dos serviços de saúde. 

Por ter o conhecimento técnico e científico da enfermagem, o enfermeiro que segue a carreira na auditoria, tem expertise para avaliar a pertinência das cobranças realizadas, assim como identificar as indevidas.

É importante ressaltar que é um campo de atuação administrativo e burocrático, sendo primordial que este profissional tenha facilidade para lidar com normas e realizar relatórios.

A auditoria é uma atividade primordial para a melhoria dos serviços e deve ser utilizada como ferramenta de gestão. Na área da saúde, em específico, ela serve como método de controle, avaliação, melhoria contínua e otimização de resultados, tanto para a correta alocação de recursos quanto para o alcance de qualidade e boas práticas em saúde.

Os Auditores em Saúde, aptos para realizar esta atividade, são extremamente importantes para a sustentabilidade dos sistemas, tanto público quanto privado. Isto porquê, através da auditoria é possível identificar não conformidades e agir estrategicamente.

Os resultados serão satisfatórios e refletirão a boa gestão exercida por quem utiliza a auditoria para benefício dos atores do setor saúde - SUS, prestadores de serviço, operadoras de plano de saúde.

Desta forma, os profissionais Auditores em Saúde são fundamentais para a manutenção da qualidade e devem ser vistos como os representantes da gestão que se preocupa com o desempenho e a evolução dos Sistemas de Saúde.
---------------------
faturamento auditoria
Texto Enviado por: 
Nicole Bonacolsi
Diretora - NB Auditoria em Saúde
(48) 98433-4889
contato@nbauditoria.com.br

- Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde pelo IPOG.
- Enfermeira Auditora Responsável pela Gerência do Componente Municipal de Auditoria da Secretaria Municipal de São José/SC, Membro da Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores (ABEA), Diretora e palestrante da NB Auditoria em Saúde.
-  Já atuou como Enfermeira Auditora em Centro Cirúrgico e UTI Neonatal, Enfermeira Auditora na Qualirede (Plano SC- Saúde), Consultora para a CAF Anestesiologia. Docente convidada pela UNESC - Auditoria e Regulação em Saúde.
---------------------

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!