Compartilhe

Faturamento Home Care

O Faturamento Hospitalar é uma das atividades mais complexas de um serviço de saúde. Para a sua boa execução é necessário ter amplo conhecimento sobre uma série de regras, rotinas, cálculos, códigos, tabelas, contratos e, acima de tudo, um excelente relacionamento interpessoal com profissionais e auditores das Operadoras de saúde. Em Home Care esses valores também são requeridos, porém, o processo em si é realizado de uma maneira um pouco diferente.

Nos Hospitais, há que se fazer cálculo para diárias, diferenciação entre período noturno e diurno, finais de semana, horário de entrada e saída em diferentes alas do serviço e outras variáveis. Em Home Care, por sua vez, o valor considerado é apenas do procedimento em si, ou seja, da visita do profissional, não importando horário do dia ou final de semana. O valor é único, estipulado em contrato.

Em Home Care a quantidade de profissionais é reduzida, não havendo necessidade de cálculo, por exemplo, para auxiliares ou anestesistas. Em 95% dos casos os profissionais de Home Care limitam-se a Médico visitador, Enfermeiro visitador, Técnicos de Enfermagem, Fonoaudiólogos, Nutricionistas e Fisioterapeutas. Outros profissionais são solicitados em casos muito específicos.
Enquanto nos hospitais o faturamento é realizado em sua maior parte após o término do tratamento, das internações ou com altas administrativas (exceto em alguns casos que necessitem de liberação prévia), em Home Care o processo é diferente. Neste caso o faturamento é baseado em um orçamento precificado que deve ser autorizado pela operadora antes da realização de qualquer serviço. Mesmo que ocorra alguma urgência e exista a necessidade de solicitação de algum aditivo, o mesmo deverá ser previamente autorizado antes do início do processo de faturamento. Desse modo, em Home Care o faturista já sabe, exatamente, quais valores cobrar por cada procedimento ou despesa, não podendo cobrar valor diferente daqueles que já foram autorizados. Sem autorização prévia não há possibilidade de iniciar o faturamento.


Em Hospitais há uma enorme quantidade de Guias. Em Home Care emite-se apenas duas guias: Guia de Resumo de Internação e Anexo de Outras Despesas. A Guia de Solicitação de Internação é utilizada, porém é preenchida e enviada pela Operadora, sendo um dos pré-requisitos para entrega das faturas e auditoria.

Tanto para Hospitais quanto para Home Care é necessário ter amplo e total conhecimento dos padrões TISS e conceitos de XML. Estamos na vigência da implementação da versão 03.04.00 e algumas operadoras ainda trabalham com a versão 2.02.03. Não há possibilidade de algum profissional querer ingressar nessa área sem o conhecimento total desses padrões, correto preenchimento das Guias e das atuais tabelas SIMPRO e BRASÍNDICE.

Logo, para as empresas de Home Care funcionarem bem, é imprescindível terem um profissional com bom conhecimento da área, devidamente atualizado com as rotinas desse serviço e um bom software de faturamento e gestão próprio para essa atividade, com as rotinas já estipuladas de acordo com a prática vigente.
-------
Deixe seu comentário e sua opinião abaixo. Compartilhe com seus amigos.

-------
-------
Texto enviado por:
Dr. Max Artur Castelo Branco Zardini Júnior
Médico – CRM-DF 21.962


Programador. Desenvolvedor do software EASYHOME Suite para gerenciamento de Home Care
Desenvolvedor do site prismacare.com.br
Sócio-proprietário da empresa PRISMA – Home Care em Brasília-DF.
-------


Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!