Compartilhe

Auditoria do SUS

O foco de atuação da auditoria do SUS está ligado ao planejamento, monitoramento e avaliação, regulação e vigilância em saúde e outros órgãos integrantes do sistema de controle interno e externo. 

A ênfase desta mensuração impacta diretamente nas ações de saúde, na aplicação dos recursos e na satisfação do usuário. 

É importante destacar que a auditoria do SUS é de suma importância, pois o sistema público de saúde deve ter seus recursos aplicados de forma adequada, para que sejam garantidas prestações de serviço com qualidade e transparência. 

Para a realização de uma auditoria, no que tange ao Sistema Único de Saúde na esfera federal, devem ser seguidos alguns processos. 

Leia também:

Resumidamente, a auditoria vai possuir as seguintes fases: 

- Fase analítica: planejamento da auditoria para ser executada pela equipe dentro do prazo estabelecido; 

- Fase operativa ou in loco: execução do que foi planejado na fase analítica, tendo como objetivo central a obtenção de evidências para caracterizar as constatações de forma consistente. Nesta fase é elaborado o relatório preliminar; 

- Fase de Relatório Final: documento formal e técnico utilizado para comunicar o objetivo e as questões de auditoria, a metodologia utilizada, as constatações encontradas, as recomendações e a conclusão dos trabalhos. Além disso, é referência para o monitoramento da atividade. 

A auditoria, no âmbito do SUS, visa primar pela correta alocação dos recursos, os quais dizem respeito a toda a sociedade, considerando o financiamento do sistema público. 

Vale ressaltar que, as esferas municipal, estadual e federal devem atuar em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, fortalecendo seus componentes de auditoria, primando pela execução dos serviços de forma ética e pautada na legalidade. 

Por se tratar de recursos públicos, ou seja, dinheiro da população, a auditoria no âmbito público deve ter especial atenção e transparência em suas atividades.
---------------------
faturamento auditoria
Texto Enviado por: 
Nicole Bonacolsi
Diretora - NB Auditoria em Saúde
(48) 98433-4889
contato@nbauditoria.com.br

- Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde pelo IPOG.
- Enfermeira Auditora Responsável pela Gerência do Componente Municipal de Auditoria da Secretaria Municipal de São José/SC, Membro da Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores (ABEA), Diretora e palestrante da NB Auditoria em Saúde.
-  Já atuou como Enfermeira Auditora em Centro Cirúrgico e UTI Neonatal, Enfermeira Auditora na Qualirede (Plano SC- Saúde), Consultora para a CAF Anestesiologia. Docente convidada pela UNESC - Auditoria e Regulação em Saúde.
---------------------

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!