Compartilhe

Fator Qualidade.


Prestadores de atenção à saúde, tais como hospitais e hospitais-dia, profissionais de saúde, clínicas multiprofissionais e Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapia têm até 31/03/17 para preencherem o questionário que será adotado para fins de aplicação do Fator de Qualidade.

Mas o que é o Fator Qualidade?


O Fator de Qualidade é o elemento de cálculo que objetiva refletir a qualificação do prestador. É aplicado ao índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), definido pela ANS para reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde. Dependendo do cumprimento dos requisitos de qualidade previstos na Nota Técnica 45/2016/DIDES/ANS (que você lê na integra clicando aqui), que trata dos critérios para aplicação do Fator de Qualidade ano-base 2016, o FQ poderá ser de 105%, 100% ou 85% do IPCA.

Os Hospitais e Hospitais-dia devem responder o questionário no site da ANS. As clínicas que não são classificadas como SADT, o responsável técnico deverá responder o questionário sobre qualidade, disponível no portal da entidade representativa, considerando a sua finalidade principal. E para as clínicas multidisciplinares, o responsável técnico da clínica deverá responder o questionário disponibilizado pelo conselho da categoria profissional de saúde em maior número.

Para outros tipos de clinicas e profissionais o questionário pode ser respondido nos sites dos respectivos conselhos e associações de classe médica como AMB, CBR, CFO, COFFITO entre outras, acesse o site e se informe.

Lembrando que, essa é uma iniciativa da ANS que visa melhorar a prestação de serviço de saúde privado no Brasil.

Você poderá ler todas as informações clicando aqui ou acessando o site da ANS.

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!