Compartilhe

Invasão

Imagine, em um único ataque, você perder todas as suas informações.

Os cyber ataques à instituições de saúde,  têm se tornado cada vez mais frequentes.

Anos de informações importantes sobre pacientes e suas patologias, são deletados dos banco de dados das instituições, em questão de segundos.

Os ataques são silenciosos e, na maioria das vezes, só são detectados tarde de mais.

No mundo globalizado em que vivemos, o acesso à rede mundial de computadores, a internet, é tão comum que não nos damos conta que, ao entrarmos por esta porta de informações, deixamos também, a porta aberta para intrusos.

Uma vez conectado a internet, outras pessoas podem estar nos observando e lendo os nossos dados.

Alguns sistemas de gestão de informações hospitalares são online, ou seja, necessitam da internet para conectar os terminais ao servidor.

Geralmente, grandes empresas de TI para a área da saúde, investem pesado em segurança o que permite a rápida detecção de cyber ataques.

Mas, na maioria das vezes, os sistemas são internos na instituição de saúde. Eles possuem um servidor local que concentra todas as informações. E, assim como todos os terminais, o servidor também é conectado à internet.

Sabemos muito bem que as instituições de saúde, em sua maioria, não dispõe de recursos financeiros para investirem em segurança digital. O que faz destas um prato cheio para hackers.

Mas, nem tudo está perdido!

Você já ouviu falar em backup?

Leia também:

Parece um pouco ignorância pensar que em plena era da informação pessoas e/ou empresas não realizarem backup de suas informações.

Existem hoje, empresas especializadas em soluções de backup para instituições e organizações. Sabemos que em certos casos, o valor pode pesar um pouco nas contas.

Uma opção mais barata é o backup interno, onde a instituição faz uma cópia de todas as informações em um terminal SEM qualquer acesso à internet. Em caso de cyber ataques as informações estariam "seguras".

Contudo, estamos falando de informações importantes passíveis de solicitação em processos judiciais, informações que não podem ser perdidas de uma hora para outra.

Não espere acontecer para tomar providências. Faça agora! Até porque amanhã, pode ser tarde de mais.
-------

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

Desvendando os Detalhes da Cobrança de Honorários Médicos.

Como Calcular o Porte e a UCO de um Procedimento da CBHPM?

Me siga no Twitter!