Perfil do Recepcionista Hospitalar

Recepcionista Hospitalar, é profissional voltado para a área administrativa de um Estabelecimento de Atenção a Saúde e o passo inicial de diversos processos administrativos da instituição.

Para exercer a profissão, é necessário possuir Curso de Recepção Hospitalar e ensino médio completo. Algumas empresas podem exigir outros cursos e aptidões como informática e pacote office.

O profissional recepcionista é o cartão de apresentação da instituição e cumpre um papel estratégico dentro da empresa. É ele que vai atender as ligações, receber os pacientes e lidar diretamente com técnicos, terapeutas e médicos.

Por lidar, muitas das vezes, com informações e dados importantes e sigilosos de pacientes e médicos, é necessário que tenha responsabilidade, discrição, atenção, deve ser imparcial, inspirar confiança, saber trabalhar com sigilo e ética profissional.

Por trabalhar em um setor muito agitado e na maioria das vezes lotado, com muitas informações chegando e saindo ao mesmo tempo, deve ter dinamismo, iniciativa, criatividade, calma e, acima de tudo, organização; saber trabalhar sob pressão e com prazos e metas fixadas. 

Leia Também:

Sendo um setor de atendimento ao público, o profissional precisa ter educação e simpatia, precisa saber se comunicar muito bem, ter empatia e manter uma postura profissional.

Precisa ter aptidão para trabalhar com normas, regras e a confecção de relatórios.

O profissional pode atuar em todas as instituições de saúde: clinicas, hospitais, consultórios, laboratórios. Tanto privados como públicos.

É importante saber trabalhar muito bem em equipe, principalmente em grandes estruturas hospitalares.

O salário varia muito pelo Brasil mas, a média nacional gira em torno de R$ 1200,00.

Como é um setor de constante atualização e evolução, é importante um profissional que esteja sempre disposto a participar periodicamente de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento profissional.

Espero que eu tenha ajudado e deixe nos comentários dicas e opiniões sobre o profissional da recepção hospitalar.

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Faturamento, o fim

Superfaturamento