Compartilhe

Perfil do Profissional Recepcionista Hospitalar.

Qual o Papel do Profissional Recepcionista?

Perfil do Recepcionista Hospitalar
Recepcionista Hospitalar, é profissional voltado para a área administrativa de um Estabelecimento de Atenção a Saúde e o passo inicial de diversos processos administrativos da instituição.

Para exercer a profissão, é necessário possuir Curso de Recepção Hospitalar e ensino médio completo. Algumas empresas podem exigir outros cursos e aptidões como informática e pacote office.

O profissional recepcionista é o cartão de apresentação da instituição e cumpre um papel estratégico dentro da empresa. É ele que vai atender as ligações, receber os pacientes e lidar diretamente com técnicos, terapeutas e médicos.

Por lidar, muitas das vezes, com informações e dados importantes e sigilosos de pacientes e médicos, é necessário que tenha responsabilidade, discrição, atenção, deve ser imparcial, inspirar confiança, saber trabalhar com sigilo e ética profissional.

Por trabalhar em um setor muito agitado e na maioria das vezes lotado, com muitas informações chegando e saindo ao mesmo tempo, deve ter dinamismo, iniciativa, criatividade, calma e, acima de tudo, organização; saber trabalhar sob pressão e com prazos e metas fixadas.

Leia Também:
Autorização de Procedimento
Enviando as Guias para o Faturamento
Curso de Recepção Hospitalar 100% on-line.

Sendo um setor de atendimento ao público, o profissional precisa ter educação e simpatia, precisa saber se comunicar muito bem, ter empatia e manter uma postura profissional.

Precisa ter aptidão para trabalhar com normas, regras e a confecção de relatórios.

O profissional pode atuar em todas as instituições de saúde: clinicas, hospitais, consultórios, laboratórios. Tanto privados como públicos.

É importante saber trabalhar muito bem em equipe, principalmente em grandes estruturas hospitalares.

O salário varia muito pelo Brasil mas, a média nacional gira em torno de R$ 1200,00.

Como é um setor de constante atualização e evolução, é importante um profissional que esteja sempre disposto a participar periodicamente de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento profissional.

Espero que eu tenha ajudado e deixe nos comentários dicas e opiniões sobre o profissional da recepção hospitalar.

Check-list para o Ambiente da Recepção.

A recepção da instituição de saúde é o elo de ligação entre o paciente e os profissionais assistenciais; é o cartão de visitas.

Existe um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica e é a mais pura verdade.

Se você verificar no Locais do Google Maps das instituições de saúde, a maioria dos comentários tem relação com o ambiente da recepção, o atendimento e o humor dos funcionários.

As vezes, são hábitos simples que podemos adotar em nossa rotina para melhorar o nosso trabalho e o nível do atendimento que prestamos aos nossos clientes.

Exemplo: se você não encontra um item/objeto na sua mesa de trabalho e isso te irrita profundamente, fazendo com que você trate mal as pessoas ao redor, muito provavelmente você não o encontra poque a sua mesa de trabalho não é organizada. Portanto, a culpa de você tratar mal as pessoas ao seu redor, é sua.

É claro que fator humano é muito importante nesse caso mas, a organização é o primeiro passo e o mais importante.

3 Passos para um ambiente mais organizado.

Agora, eu vou te ensinar 3 passos importantíssimos para você prover um ambiente mais saudável, mais organizado e consequentemente mais, acolhedor.

PASSO 1 - POSTO DE TRABALHO ARRUMADO.

O local em que você trabalha precisa estar em perfeita sintonia e arrumação.

A sua mesa precisa estar organizada e limpa, o bloco de anotações e caneta sempre próximos a você e ao telefone, formulários e guias TISS sempre organizados e divididos para uma rápida identificação, o computador sempre ligado e o sistema testado.

PASSO 2 - AMBIENTE ACOLHEDOR PARA O CLIENTE.

Precisamos ter em mente que o paciente não está indo ao médico por quer, ele está indo pois, está com alguma dor, doença. Portanto, o ambiente precisa ser acolhedor.

A sala de espera precisa estar arrumada e limpa, ar-condicionado em uma temperatura adequada, bebidas (café, água, chá) e aperitivos (biscoito, balas, doces) arrumados e frescos, os sanitários limbos e cheirosos, entretenimento (revistas e televisão) sempre a disposição e arrumados, salas e corredores muito bem sinalizados.

PASSO 3 - CONSULTÓRIO EM ORDEM.

Os profissionais assistenciais também precisam ser alvo do profissional da recepção, em especial os médicos.

Médicos, muitas vezes, vem de plantões extensos ou jornadas cansativas.

Verifique se a mesa de trabalho do médico está organizada; se for serviço de hora marcada, separe as ficas dos pacientes marcados e coloque-as na mesa do médico; verifique se o computador dele está funcionando corretamente; quando ele chegar, ofereça-lhe café ou água, ou pergunte se ele precisa de algo mais.

O nosso foco deve ser sempre na qualidade.

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!