Autorização de Procedimentos

dois computadores e a mão de um homem escrevendo num papel
Hoje eu vou falar sobre autorização de procedimento e como o setor de recepção e/ou autorização deve proceder para realizar um trabalho de qualidade.

Responda as seguintes perguntas:

1° O procedimento precisa de autorização para a realização?


Se sim, partimos para a segunda pergunta.

2° A autorização pode ser solicitada no momento da realização?


Se sim, eu solicito que o paciente chegue com certa antecedência do horário marcado no dia do procedimento, porque muito provavelmente a autorização é on-line ou por telefone.

Se não, passo para a terceira pergunta.

3° Preciso solicitar a autorização com certa antecedência? 


Neste passo, precisamos observar as particularidades de cada operadora de saúde.

Como ocorre solicitação de autorização?

On-line, com envio de documentação: você deve pedir ao paciente que entregue o pedido médico, relatório, guia TISS enfim, todos os documentos para que você possa escanear/anexar ao pedido e enviar para a operadora de saúde, seja por e-mail ou através do portal.
O paciente que solicita a autorização: você deve orientar o paciente que se dirija a um dos postos de atendimento de sua operadora de saúde com o pedido médico, relatório, guia TISS enfim, todos os documentos necessários para a autorização.

Um dica muito importante é tirar uma fotocópia da carteirinha do paciente e grampear junto ao pedido para que não haja erros no momento da anotação do número na guia TISS.

No caso de solicitação de cirurgia particular, muitos hospitais possuem guias próprias onde é necessário entrar em contato com o setor de internação.

Alguns convênios, só aceitam a solicitação em guia própria. Portanto, fique atento(a) às solicitações em receituário.

Lembre sempre de preencher todos os campos obrigatórios das Guias TISS e guardar todos os documentos utilizados na autorização pois, em muitos casos, eles serão enviados junto ao faturamento.

Espero que eu tenha ajudado. Deixe seu comentário abaixo e dicas para os próximos textos.

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Faturamento, o fim

Raio X Cotovelo na CBHPM.