Compartilhe

As Negociações Individuais e Coletivas

Quando a gente começa a ser Faturista e faz os cursos, aprendemos que todos ano as operadoras de saúde reajustam os valores referentes a consultas e procedimentos e, que devemos ficar atentos a isso.

Os contratos firmados entre as operadoras e os credenciados possuem cláusulas específicas que dispõem como esses reajustes acontecem.

Mas, o que a gente aprende na prática do nosso cotidiano é que esses reajustes nem sempre acontecem de maneira tão simples assim.


Primeiro precisamos ter em mente que os contratos possuem uma data de aniversário, que é a data que ele foi fechado, assinado. E é essa data que algumas operadoras usarão de base para realizar os reajustes.

Mas, aí você vai me perguntar: não é sempre assim?




Existem operadoras de saúde e, geralmente são as grandes seguradoras, que realizam reajustes anuais em sua tabela de remuneração para toda a sua rede credenciada. Conteúdo, é possível fazer uma negociação individual.

As negociações individuais, como o nome já diz, são feitas entre o credenciado e a operadora de saúde e, precisam começar de 60 a 90 dias antes da data de aniversário do contrato.

Existem também as negociações com os conselhos e associações de classe. Neste tipo de negociação, todos os credenciados da operadora que são ligados a este conselho ou associação, são beneficiados pelo reajuste.

Essas associações ou conselhos de classe realizam reuniões periodicamente onde os associados discutem as pautas que irão pesar no momento da negociação que, assim como na negociação individual, começa com uma antecedência de 60 a 90 dias.

Por estes motivos, é sempre bom manter uma lista com as datas em que se deve começar a negociar com cada operadora que você é credenciado.

O Faturamento também é negociação!

Espero que eu tenha ajudado.

Compartilhe esse texto com seus amigos  e até a próxima.

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!