Valor do serviço superior ao valor da tabela

Todos os dias nós trabalhamos com uma infinidade de códigos de procedimentos, materiais, medicamentos e taxas, oriundos de uma enxurrada de tabelas.
São milhares de contratos com diversas operadoras de saúde, que estipulam muitos valores diferentes.

Somos Faturistas e não maquinas ou super computadores para memorizar os códigos de todos os procedimento e seus respectivos valores. 

Varias moedas empilhadas e um relógio desfocado ao fundoO grande problema está na imprecisão das informações lançadas no momento da cobrança. 

Quando eu tenho a glosa 1714 recorrente no meu faturamento, mostro que eu não conheço o contrato ou não tenho interesse em ajustar os valores dos procedimento ao que rege o contrato. 

Ok! Mas eu não tenho o contrato. 

As operadoras de saúde possuem, é claro, uma cópia do contrato, bastando portanto, solicitar a operadora. 

A operadora não quer me enviar uma cópia do contrato. 

Acredite! Acontece muito. Mas, não se desespere: requisite por e-mail, os parâmetros de remuneração praticados pela operadora. 
Pergunte qual a tabela utilizada, valor de consulta, valor do filme, valor de ch (se for o caso). 

Agora que já possuo todos os parâmetros, vamos organizar.

O correto é, nesses tempos de faturamento eletrônico, a utilização de um sistema de digitação de guias. 


O sistema já calcula os valores dos procedimentos de acordo com os dados que você obteve com a operadora e adianta muito o seu trabalho. 


Porém, as vezes você trabalha em uma clínica pequena ou consultório e não compensa a compra de um sistema. 


Se você digita seu faturamento diretamente no portal da operadora e o portal te dá a possibilidade de salvar o valor dos procedimentos: ótimo! 

Faça isso! 

Agora se o portal da operadora não te dá essa opção: calcule o valor dos procedimentos, crie uma planilha simples com todos os códigos e valores ou anote tudo num caderninho pra você não ter que ficar calculando toda vez que esse procedimento aparecer. 

O tipo de glosa que estamos abordando neste texto, não chega a ser uma grande dor de cabeça pois, a operadora está de fato pagando o que está acordado e você não está perdendo nada. 

Veja bem, se esta glosa aparece em tempos de reajuste, pode ser que o sistema da operadora não tenha sido atualizado com o reajuste, a glosa ocorre e o recurso deve ser efetuado. 

Agora, o grande problema começa na seguinte situação: 

O gerente ou o médico para o qual você trabalha pergunta: quanto enviamos esse mês do convênio X? 

Você estará informando para ele um valor incorreto. Ele, por sua vez, fará todo um planejamento em cima daquele valor que você enviou. 

Leia mais: 

Quando o pagamento ocorrer com esta glosa, gerará uma série de questionamentos.

Muitos médicos só de ouvir a palavra GLOSA entram em desespero. E, você estará deixando transparecer que o seu trabalho possui erros; que você não está trabalhando corretamente. 

Precisamos ter em mente que no Faturamento, estamos trabalhando com o dinheiro de outra pessoa; que, na maioria das vezes, não entende o nosso trabalho. 

Sempre falo que organização é fundamental. 

E você, como faz aí no seu faturamento? 

Deixe seu comentário abaixo!

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Raio X Cotovelo na CBHPM.