Guia de SP/SADT - Recepção X Faturamento

A Guia mais utilizada nos serviços de saúde é a Guia de SP/SADT. Um formulário com muitas informações a incluir mas, o que é de responsabilidade da recepção?

Guia de SP/SADT.

A sigla SP/SADT significa: Serviço Profissional - Serviço de Apoio ou Diagnóstico e Terapia e, trata-se de uma das guias mais utilizadas no para atendimentos de beneficiários de planos de saúde.

São muitas informações que devem ser inseridas neste tipo de guia e, a maior parte destas informações são de responsabilidade da recepção.

Dados de Registro.

Recepção Hospitalar
A guia começa pelo dados de Registro, que são dados importantíssimos para o atendimento. Nesta primeira parte a recepção deve prestar atenção:

- Registro ANS correto.
- Número da Guia do Prestador - não deve se repetir.
- Número da Guia principal - se esta guia estiver ligada a outra guia.
- Senha - caso para o atendimento seja liberado senha.

Dados do beneficiário.

Os dados do beneficiário são o seu registro na operadora de saúde e são todos os campos de responsabilidade da recepção. 

Os campos de validade da carteira e cartão nacional de saúde são de preenchimento condicionado ou seja, serão preenchidos só que você tiver essa informações para preencher. 

Dados do solicitante.

Os dados do solicitante, são os dados do credenciado que está solicitando a realização do procedimento e todos esses campos são de preenchimento obrigatório.

Leia também:

Quando você trabalha em um local que está recebendo pacientes encaminhados para a realização de exames e terapias, é muito importante verificar se essa região da guia TISS está corretamente preenchida.

Dados da Solicitação/Procedimentos e Itens Assistenciais Solicitados.

Esta região se refere ao caráter de solicitação, indicação clínica e procedimentos e/ou tratamentos propostos.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório e a responsabilidade do preenchimento é do Médico ou da Recepção.

Do Médico - se a guia se tratar de um pedido médico ou encaminhamento.

Da Recepção - se for a recepção responsável por dar prosseguimento ao atendimento

Dados do Contratado Executante.

São os campos destinados aos dados do credenciado que está realizando o atendimento.

Dados do Atendimento. 

O campo 32 é de preenchimento obrigatório e deve ser preenchido pelo Faturamento.

O campo 33 é de preenchimento obrigatório e deve ser preenchido pela Recepção.

O campo 34 é de preenchimento condicionado e, só será preenchido, quando o campo 32 for igual a 04 (consulta) e deve ser preenchido pelo Faturamento.

O campo 35 é de preenchimento condicionado e, só deve ser preenchido em caso de óbito. Deve ser preenchido pelo Faturamento.

Campos de 36 a 68.

Essa região da guia se refere aos procedimentos realizados e seus valores. São os campos com maior índice de glosas e merece muita atenção.

Os campos 56, 66, 67 e 68 são de responsabilidade de supervisão da recepção que precisa cuidar para que eles sejam preenchidos corretamente.

Os demais, são de responsabilidade do faturamento pois, se referem às cobranças efetuadas e os profissionais envolvidos nos procedimentos cobrados.

Espero ter ajudado.

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Faturamento, o fim

Raio X Cotovelo na CBHPM.