Organizando o Faturamento.

Só existe uma maneira de aumentar o faturamento de um instituição de saúde: ORGANIZAR PARA CONHECER.

Muitos profissionais do Faturamento se queixam dia e noite sobre glosas, erros nas guias, desentendimento com outros setores mas, a verdade é que o problema pode estar dentro do Faturamento pois, não conhecem o seu próprio setor e, não existe uma maneira mais fácil de melhorar o desempenho do setor sem antes conhecê-lo.

"A melhor maneira de predizer o futuro, é criá-lo." - Peter Druncker.

A importância da organização.

faturamento médico
A organização do setor de faturamento é fundamental para o andamento das funções e do fluxo de trabalho.

O faturamento é um setor que recebe muita informação e de diversos setores. Portanto, precisamos conhecer o nosso setor a fundo para entregar um trabalho melhor e mais assertivo.

A organização é uma ferramenta que tornará possível:

1 - Definir estratégias de trabalho.

2 - Diagnosticar as situações do setor.

3 - Identificar as não conformidade.

4 - Planejar a aplicação do recursos.

5 - Dialogar com outros setores.

O profissional do faturamento precisa ter uma visão clara de todo o processo mesmo que ele só participe de uma etapa e organizando o setor é a única maneira.


Leia também:

Administração cientifica.

Como você enxerga o setor de Faturamento?

Custo operacional do atendimento particular.

Planejamento.

É uma etapa muito importante da organização do setor pois, é nessa etapa que vamos definir os objetivos básicos, desenvolver planos ou caminhos alternativos e elaborar planos operacionais mais detalhados.

Não importa se o setor de faturamento tem 20 funcionários ou apenas 1; Planejamento é fundamental pois, temos diversas operadoras de saúde, inúmeras datas de entrega, muitas e diferentes regras, o volume de atendimento é diferente de uma operadora para a outra... Enfim, são muitos informações que precisamos nos preocupar.

Preparar e dirigir.

Sabemos que as organizações são diferentes em estrutura e recursos. Assim como as organizações os setores dentro dessas organizações também possuem suas diferenças. 

Precisamos adequar os objetivos do setor a sua estrutura e os recursos disponíveis.

Listar os trabalhos e dividir em tarefas pode otimizar a sua execução. Em contrapartida, precisamos criar mecanismos de integração com outros setores para prevenir ações que possam causar situações de desperdício de recursos.

Ao longo do trabalho precisamos ajustar estas tarefas para torná-las mais dinâmicas a fim de, economizar não só recursos mas, tempo.

Controle.

Outra etapa muito importante da organização é o controle!

Não adianta nada criarmos um plano de organização sensacional se não tivermos a certeza de que ele está funcionando.

É necessário realizar um desempenho das ações e dos trabalhos realizados com parando o resultado com o valor inicial do processo e re-comparando ao fim de cada ciclo, levando em consideração as intercorrências.

Por fim, com os resultados na mão, precisamos fazer a correção de todos os atos de fugiram da curva padrão a fim de sempre melhorar o processo como um todo.

Conclusão:

O Faturamento é um ciclo. Ao final de um, outro se inica.

#FaturamentoHospitalar

#VamosFaturar

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Faturamento, o fim

Raio X Cotovelo na CBHPM.