O Faturamento Hospitalar e os Pacotes

O ideal no Faturamento Hospitalar seria a glosa zero. Porém, todos nós sabemos que o ideal não existe.

O Faturamento Hospitalar e os Pacotes
Todos os dias fazemos de tudo para minimizar os efeitos do "Faturamento Problemático", utilizando todas as estratégias de gestão que temos disponíveis, capacitando os nossos colaboradores, sendo cada vez mais criteriosos no momento da contratação e mais firmes nas negociações.

Contudo, é inegável que sempre teremos problemas com as terríveis glosas em algum momento de nossa trajetória. 

É neste caminho incerto que trilhamos, que cruzamos com os pacotes. E, muitas das vezes, é o único analgésico que as operadoras disponibilizam para essa nossa "dor de cabeça" crônica que acomete alguns Estabelecimentos de Saúde.

Primeiro, vamos definir o que é um pacote: é a remuneração de um procedimento em valor fechado que geralmente é baseado na média de atendimentos.

Vamos pegar o exemplo simples de aplicação de medicação intra muscular que teremos: o honorário médico, os materiais, medicamentos e taxas aplicadas ao procedimento.

É comum observar muita glosa de materiais e medicamentos neste caso. Então, é acordado um valor fixo que contempla tudo que é utilizado e administrado no procedimento. 

Onde antes tínhamos:  procedimento + agulha + seringa + medicamento + taxa = valor final da conta; agora teremos: procedimento, materiais, medicamento e taxa por um valor X.

Leia também:
O que é uma glosa
Autorização de procedimento
Faturamento Hospitalar em Home Office

No momento de acordar pacotes, devemos estar atentos às regras de execução e cobrança destes. O que cobre e o que não cobre.

Importante também verificar o código de tabela e o código TUSS que será utilizado para autorizar e cobrar este pacote.

Precisamos ficar atentos também ao valor proposto pelas operadoras de saúde. A tendencia é que eles puxem esse valor sempre para baixo, portanto, é interessante que você tenha um contraproposta justa a mão.

Espero que eu tenha ajudado e se você tem alguma dica sobre pacotes, deixe no comentário abaixo.

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Faturamento, o fim

Synvisc One pela Sul América PASSO A PASSO