Protocolo de Manuseio de Documentos no Faturamento








mulher no escuro usando mascara e mexendo no notebook
Continuando os nossos textos de ajuda aos funcionários e colaboradores da área administrativa dos Hospitais, Clinicas, Laboratórios e Consultórios; hoje, nós vamos falar sobre o manuseio de documentos no faturamento.



Todos nós sabemos que neste momento de pandemia de covid-19, o serviço de saúde, como um serviço essencial, não pode parar. E, se há atendimento, há geração de formulários, prontuários e guias de atendimento que precisam ser faturados para que a instituição receba por esses serviços realizados.




Então, neste texto vou comentar algumas práticas que estão sendo adotadas por nossos amigos faturistas em nossos grupos no Whatsapp e Telegram (para participar clique aqui).




Primeiro eu vou comentar as modificações que devemos fazer no ambiente de trabalho:




- Os profissionais devem manter uma distancia de, no mínimo, um metro e meio.

-  As mesas, cadeiras, teclado, mouse e todos os objetos de uso coletivo devem ser limpos constantemente.
- Funcionários devem usar máscara.
- Quem tem cabelos longos, prender em forma de coque.
- É aconselhável que o setor funcione no sistema de rodizio de funcionários, para diminuir aglomeração (principalmente em grandes instituições).



Em pesquisas recentes, foi descoberto que o vírus consegue sobreviver de 4 a 5 dias em superfície de papel. E, como não podemos limpar com água sanitária ou álcool em gel os nossos prontuários e guias, o mais indicado é respeitar esse período.



Leia Também:


Eu havia comentado que após a utilização das guias e formulários pela recepção, elas deveriam ser guardadas em saco plástico por 4 dias antes de seguir para o faturamento (clique aqui).




O ideal é que esses documentos dentro de sacos, sejam armazenados em caixa-box, devidamente etiquetadas com a data do atendimento.




Respeitado esse período de 4 a 5 dias, o funcionário que for desembalar esses documentos, deve estar devidamente equipado com luva e máscara e, precisa fazer este "desarquivamento" em uma mesa separada e exclusiva para tal. 


Retire o saco da caixa box, higienize com uma solução de água sanitária ou álcool à 70% e então abra para retirar os papeis de dentro, para separar e encaminhar ao faturamento.

São atitudes simples que podem proteger as nossas vidas.

Fiquem atentos sempre às orientações dos seus superiores no trabalho, assim como as orientações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Espero que eu tenha ajudado e deixa nos comentários quais são as atitudes tomadas em seu ambiente de trabalho.

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Raio X Cotovelo na CBHPM.