Perfil do Faturista Hospitalar

O Faturista Hospitalar é um profissional voltado para a área administrativa de um Estabelecimento de Atenção a Saúde.

Anteriormente, eu falei sobre quais são os deveres de um Faturista Hospitalar, que você pode ler aqui.

Neste texto, eu vou tentar, em breves palavras, traçar um perfil profissional do Faturista Hospitalar.

Para exercer a profissão de Faturista Hospitalar, é necessário que o profissional tenha curso de Faturamento Hospitalar e ensino médio completo. Algumas empresas, porém, solicitam o diploma de ensino superior para ingressar no cargo.

É essencial que o Faturista esteja envolvido em todas as fases da conta médica. Por este motivo, é muito comum grandes hospitais aproveitarem funcionários de outros setores, como recepção, para o cargo de faturista.

O Faturista Hospitalar é fundamental para o setor financeiro de um Estabelecimento de Atenção a Saúde pois, em muitos casos, mais de 90% da receita da empresa, vem de atendimento de beneficiários de planos de saúde.

O Profissional Faturista pode atuar em todas as instituições de saúde: clinicas, hospitais, laboratórios. Tanto privados quanto públicos, inclusive em operadoras de planos de saúde e seguradoras.

Geralmente, a escalada profissional interna das instituições para o cargo de Faturista Hospitalar se dá de setores como recepção e Telefonia e, o próximo passo da carreira é Analista de Credenciamento, Analista de Faturamento ou Analista Financeiro.

Leia Também:

Como a função é administrativa e burocrática, é necessário um profissional com aptidão para trabalhar com normas, regras e confecção de relatórios.

O Setor de faturamento é um setor de resultados, portanto é imprescindível que o Faturista consiga trabalhar sob pressão e também com prazos e metas a cumprir. 

É importante também que saiba trabalhar em equipe, principalmente em grandes estruturas hospitalares em que há grande contas hospitalares de grandes operadoras ou seguradoras de saúde em existe a necessidade da divisão do trabalho.

O Salário varia muito no Brasil porém, a média nacional gira em torno de R$ 1500,00. 

Como é um setor em constante atualização e evolução, é importante um profissional que esteja sempre disposto a participar periodicamente de treinamentos e cursos para aperfeiçoamento profissional.

Espero que eu tenha ajudado e deixem nos comentários dicas e opiniões sobre o profissional faturista.

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Faturamento, o fim