Compartilhe

O que é uma Glosa? Parte 2


As glosas são classificadas em 3 tipos: Administrativa, Técnica e Linear.

Hoje eu vou focar na glosa técnica, para podermos discorrer melhor sobre o assunto.
O que é uma glosa? parte 2
Para ler a parte 1 deste texto clique AQUI.

- Glosa Técnica.

Essa glosa é menos comum que a administrativa e está relacionada diretamente com o serviço assistencial prestado pois, ocorre quando algum procedimento realizado é contestado porque não possui uma argumentação técnico cientifico suficiente que justifique a sua realização.

Registros com ausência de checagem de mat/med, procedimento sem descrição, procedimento sem justificativa médica e outros.

Eu sempre falo aqui no blog e em nossas conversas no Instagram, que o diálogo entre os setores e os profissionais da instituição que trabalhamos é fundamental pois, o Faturamento é o agente "fiscalizador" de todo o processo da conta médica e é o Faturista que deve identificar as não conformidades nas cobranças.

Leia também:

Os registros médicos podem conter rasuras nas prescrições, prescrições incompletas, exames podem estar sem o laudo, a descrição cirúrgica pode estar incompleta; a falta de assinatura, carimbo ou identificação do profissional pode estar faltando, ações que são passíveis de glosa e o Faturista precisa estar atento a estes itens.

Os registros da Enfermagem também necessitam de atenção do Faturista quanto a incoerência nos registros, falta de checagem de medicamentos, descrição insuficiente de procedimentos, rasura de qualquer tipo, falta de identificação do profissional responsável.

Tentar ao máximo corrigir as não conformidades das contas antes da entrega das mesmas à Operadora de Saúde.

Alinhar as informações que o setor de Faturamento tem, que são muito importantes para o envio e o devido pagamento das contas, com os demais setores assistenciais a fim de que as glosas técnicas diminuam a um nível aceitável.

Espero que tenha ajudado de alguma maneira e deixe um comentário abaixa contando quais são as glosas mais comum onde você trabalha.

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!