Protocolo de Atendimento para a Recepção

mãos com luva azul segurando máscara de procedimento, fundo amarelo
Todos nós sabemos que estamos vivendo um momento muito complicado em nossa sociedade. Diversos serviços estão paralisados por causa da pandemia de covid-19. Porém, um serviço que não pode parar é o de saúde.

Os profissionais que trabalham no sistema de saúde são essenciais e precisam também de nossa atenção, principalmente os profissionais da recepção pois, estão na linha de frente do tendimento.

Neste Texto, vou comentar práticas que podemos adotar na recepção, no atendimento aos pacientes e para proteger quem trabalha na recepção.

Primeiro vamos definir as modificações que devemos fazer no ambiente para torná-lo mais seguro.

- Manter as janelas e a portas da recepção abertas (se possível) para a circulação de ar.
- Álcool em gel disponível e em local acessível para os profissionais e para os pacientes.
- Delimitar por cordão de isolamento ou faixa marcada no chão, a uma distância de no minimo 1 metro entre o balcão da recepção e o paciente.
- Profissionais da recepção e triagem devem utilizar máscaras e luvas durante o dia de trabalho.
- Espaçar mais os horários de marcação das consultas e exames para evitar aglomerações na recepção.
- Solicitar que os pacientes, se possível, não traga acompanhantes. 
- Disponibilizar máscaras para os pacientes, se possível.
- Guias e formulários devem ser guardados em sacos plásticos por, no mínimo 4 dias, antes de serem encaminhados para o faturamento.

Seguindo as orientações das autoridades sanitárias que determinam o isolamento obrigatório para pacientes com suspeita de covid-19:

Leia Também:

- Serviço com hora marcada.


O responsável pela marcação das consultas deve fazer uma triagem e NÃO marcar atendimento para pacientes que apresente: febre, tosse, dispneia, mialgia ou fadiga, falta de ar ou qualquer sintoma de resfriado ou gripe.

- Serviço sem hora marcada sem urgência.


É necessário que um profissional controle a entrada de pacientes na recepção.

Qualquer pessoa que apresente os sintomas mencionados anteriormente deve ser orientado a ficar em quarentena ou procurar um serviço de urgência

- Serviço de urgência.  


A distância de, no mínimo, 1 metro entre o balcão da recepção e o paciente deve ser mantido e, o álcool em gel precisa estar disponível e acessível a profissionais, colaboradores, pacientes e acompanhantes. 

Os profissionais precisam estar equipados com máscara e luva.

É necessário observar que, em todos os casos, manter o ambiente sempre limpo e arejado é fundamental. Tanto o chão, como as cadeiras, as meses, balcão, pastas, teclado, mouse, objetos de uso comum no ambiente de trabalho, precisam ter uma limpeza constante como medida de prevenção.

Lembre-se: LAVE AS MÃOS E USE ÁLCOOL EM GEL.

Espero que eu tenha ajudado e comenta aí em baixo alguma medida que eu não mencionei que você adota em seu ambiente de trabalho.

Comentários

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 10 da semana!

Faturamento, o fim

Superfaturamento