Compartilhe

A importância de se exercitar no Trabalho



As vezes são contas gigantescas que precisamos faturar. Prontuários intermináveis para analisarmos e, tem dias, que não conseguimos nem almoçar. Ficamos sentados por horas numa cadeira, olhando para o computador. 

Até onde essa rotina trás malefícios para a nossa saúde? Será que podemos ajudar a nós mesmos a prevenir doenças decorrente de nossa atividade de trabalho?

O que é Lesão por Esforço Repetitivo (LER)?

É uma síndrome constituída por um grupo de doenças produzidas ou causadas pelo exercício da função em si. Os sintomas mais comuns são dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular e redução na amplitude do movimento.

A tarefa que o trabalhador executa ou o instrumento que ele utiliza no trabalho pode ocasionar doenças como tendinite, tenossinovite, bursite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho entre outras.

Leia também:

Pessoas que trabalham com computador, digitando, como os Faturistas, são mais subjetiveis a essa síndrome.

O Cotidiano no Trabalho.

Como eu já disse anteriormente, passamos o dia inteiro digitando, escrevendo, calculando e tudo isso sentados, contudo o grande problema está em nossa postura.

Na maioria das vezes a mesa não possui uma altura satisfatória em relação a cadeira, o computador está em uma posição desconfortável aos olhos, mouse e teclado não são adequados. 

Diversos fatores que fazem com que nós tentemos nos adequar ao ambiente, o que faz que nós adquiramos uma má postura durante todo o dia, e, uma sucessão de dias faz que que nós nos acostumemos àquela posição.

A importância da Ginástica Laboral.

Se exercitar no ambiente de trabalho é uma arma poderosa contra a má postura e a fadiga.

Estar em movimento não combate apenas as doenças físicas ocasionadas pelo esforço repetitivo mas, também faz que que quebremos a rotina, nos proporciona boas condições mentais para trabalhar, nos ajuda a relaxar, cria um bom ambiente de trabalho e mais relaxante, até.

O que incluir na rotina?

É importante, antes de iniciar o trabalho, realizar exercícios de alongamento. Isso vai ajudar a iniciar um expediente mais relaxado, pois, aumenta a circulação sanguínea e ajuda as articulações.

No meio da jornada de trabalho é interessante realizar uma pausa para se alongar, fazer uma breve caminhada no ambiente de trabalho e ativar a circulação.

Durante o dia, pare um instante e mexa os punhos em movimentos circulares, estique os braços para cima, estique as pernas em baixo da mesa, movimente os tornozelos.

O interessante é que essa pausa para se alongar no meio da jornada de trabalho ajuda até com a fadiga causada pelo trabalho repetitivo que realizamos.

Conclusão

Vamos trabalhar com muita atenção e dedicação. Contudo, vamos cuidar do nosso corpo e da nossa saúde.

Espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira e deixe seu comentário abaixo com sugestão de temas para o nosso blog.

#compartilhe
#Saúde
#FaturamentoHospitalar

Comentários

Compartilhe

Não Encontrou o que Procurava? Pesquise Aqui!

Top 5 da Semana.

Porque Glosou: Tabela 38 - Terminologia de mensagens (glosas, negativas e outras) - ATUALIZADO SETEMBRO/2023

O que é Filme Radiológico e qual o seu impacto no Faturamento Médico Hospitalar?

5 Ações do Faturamento que Geram Glosas.

O que é Faturamento Hospitalar?

Me siga no Twitter!